Suspensão
Depois dos pneus, a suspensão é a principal ligação do carro com o asfalto. Dependem dela o nível de conforto e o comportamento dinâmico do veículo.
Conduzir por estradas esburacadas, ultrapassar lombadas ou acelerar em curvas fechadas sem perder a compostura, com as rodas sempre bem coladas à estrada e em boas condições de conforto. Essa é a principal missão da suspensão, peça fundamental para a segurança ativa do seu automóvel, mas que, por si só, não seria capaz de levar a cabo todas essas tarefas.
Conheça agora os principais componentes de uma suspensão:
Molas
Além de responsáveis pela altura do automóvel em relação ao solo, as molas absorvem as irregularidades do piso por meio de sua enorme flexibilidade e resistência ao impacto. A energia absorvida é liberada por oscilações que geram desconforto e instabilidade ao carro. Se o carro tivesse apenas molas, ele teria a tendência de perder contato com o solo, comprometendo a aderência e aumentando exponencialmente os riscos para a condução. É por isso que elas precisam da ajuda dos amortecedores.
Amortecedores
Os amortecedores foram desenvolvidos para limitar as oscilações da carroçaria, gerindo a abertura e o fecho da suspensão e garantindo bons níveis de conforto e estabilidade. Um amortecedor hidráulico é constituído por um pistão e válvulas, fixados numa haste e que se movem dentro de um tubo cheio de óleo específico para aguentar as mais altas pressões e elevadas temperaturas. As válvulas regulam a passagem do óleo, controlando a velocidade do movimento da haste, o que irá se traduzir na capacidade de processamento da peça.